sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Esgoto e água potável se misturam no Jd Novo Record



Triste imagem da habitação em Taboão





Moradora aciona a prefeitura


Alertado pelo amigo Zottis estive no Jd Novo Record e encontrei a dona Maria Aparecida Pereira da Silva, residente na rua Imarui. Conforme mostrou, ao fundo do quintal, o esgoto brota do chão. De posse do processo número 8937 – 2007, que ela move contra a prefeitura, veio a revolta:


- “Fizeram o aterro na área invadida e o meu terreno ficou prejudicado, com essa água fedorenta se acumulando. Moro aqui há 14 anos, minha casa é regularizada. Pago meu imposto. Aqui ninguém tem fossa porque com dois metros de fundura brota água, então porque não tem rede de esgoto?”


Nem pra organizar uma invasão serve a política pública do Dr Evilásio


Ao final da rua Imarui fica a quadra F. Ali os moradores são obrigados a viver em condições sub humanas, sem qualquer saneamento básico. O esgoto escorre e se acumula a céu aberto, misturando-se com a água potável canalizada por mangueiras improvisadas pra abastecer as habitações que se estendem sem nenhum planejamento.


Isso parece descrição da Idade Média, mas não. É Taboão da Serra, século XXI.


A invasão ocorrida segue expansão rotineira, a região do Jd Record é praticamente toda construída assim. Era de se esperar. E sabemos que dentre os vereadores ou pretensos, há revigorado estímulo. E diante do presumível, qual atitude da prefeitura do Dr Evilásio?


Nenhuma. A coisa acontece a bel prazer. Pra que Secretaria da Habitação, Planejamento? Quem responde por ela e de onde vêm? Pra que a Secretaria da Cidadania e Ação Social? Quem responde por ela e qual sua origem?


A administração Evilasiana deixou esta situação inflar ao degradante. A invasão era óbvia. A necessidade obriga as pessoas lutarem por domicílio próprio, sob pena da incerteza, do medo constante gerado. E aquelas terras já estavam marcando faz tempo, sem aproveitamento por parte do proprietário ou interesse do nosso poder público. Mas não se constrói da noite pro dia.


Não cadastraram as pessoas. Não sabem de onde vem. Da precisão de quem necessita e daqueles que exploram a dor alheia. Ora, numa área enorme daquela não ficar espaço para um centro de saúde, escola, ruas, o mínimo de urbanidade, o mínimo de dignidade. Mas, qual o quê, nem esgoto e água têm.


Por incrível que pareça, nem pra organizar uma invasão serve a política pública e habitacional do Dr Evilásio.


Ainda bem, só de raiva! Não sobrou pedaço de terra pro Dr Evilásio construir uma pracinha.

Marabá ou Pq Pinheiros, quem fica com o título?



F1 - O Vai Q é Mole pronto para o bi abraço

F2 - O goleiro Alemão, do Masters, sonha com vôo campeão

A decisão da competição Vereranos/35 acontece domingo, 3, às 10 horas, no estádio municipal.


São dois bairros de Taboão da Serra, colados, irmanados no futebol. Do Marabá, o Masters. Do Pq Pinheiros, o Vai Q É Mole. E, por suas campanhas, merecem disputar o pódio deste 13º Campeonato de Veteranos/35. Na preliminar, a partir das 8h30, Jovens Garotos Zottis e Botafogo do Pazini disputam o troféu de 3º colocado.


Os marabaenses comandados por Graxinha e Ulisses Lampião chegam com sede à fonte. Afinal, é a primeira vez que participam de uma decisão. No ano passado, o 3º lugar foi alavanca em termos de estímulo.


O time está pronto. Bateu o Jovens Garotos Zottis na semifinal por 2 a 0, mostrando força para atacar e equilíbrio nos momentos em que precisou gastar o tempo e se defender.


Fez uma campanha sem sobressaltos e cravou 9 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Em 12 jogos marcou 23 gols e sofreu 7. A seu favor conta e muito o artilheiro Ratão, autor de 9 tentos.


O Vai Q É Mole, dirigido pela dupla Dorival e Tio Mauro, já sentiu o gosto da água vitoriosa em 2004, levantando o caneco. Na temporada presente apresentou uma equipe forte, antecipadamente marcada por favoritismo.


Decepcionou na 1ª fase quando tomou 2 sacodes iniciais, pondo em risco sua classificação. No passar da régua garantiu sobrevida e, se não foi brilhante como todos esperavam, jogou e cresceu o suficiente para chegar confiante ao desfecho da competição.


Na semifinal teve as rédeas nas mãos, mas os gols só saíram na 2ª etapa. Emplacando 3 a 0 no Botafogo do Pazini chegou a 7 vitórias. Amargou no decorrer da campanha 3 derrotas e 2 empates. O ataque funcionou 21 vezes e a defesa sofreu 8 reveses. O principal goleador é Nelsinho Budinha com 6 gols.


Como particularidade, o Masters venceu o Vai Q É Mole por 1 a 0, na 2ª fase do campeonato. E agora, amigo torcedor, é hora medirem a diferença. Vai ser um jogão, prestigie o futebol varzeano.