sexta-feira, 29 de junho de 2018

Austrália ou Afeganistão? Não é jogo da Copa! É outra a viagem do Clube de Leitura no dia 30 de junho. Venha!

I LOVE LAJE NO FOMENTO À CULTURA DA PERIFERIA

Como diz Keithy, essa obra de Melina Marchetta sobre um episódio em uma cidadezinha australiana parece complicada no começo, mas quem não desiste da leitura acaba adorando a trama do romance A estrada Jellicoe (2016). 

E pra Keithy, nossa leitora assídua do Clube,  foi Taylor, a protagonista, com sua história enigmática que mais lhe chamou  atenção. 

O caçador de pipas (2007) de Khaleb Hosseini  narra uma história de dois amigos da infância do Afganistão e sua trajetória na idade adulta. 

Esse país da Ásia Central, conhecido pelas guerras, sobre o qual sabemos tão pouco é representado no livro a partir da amizade entre dois meninos: Hassan e Amin.

O primeiro garoto Hassan é de origem hazara, uma cultura advinda dos mongóis (Gêngis Khan) tinha uma cara redonda e traços como o desse garoto da foto acima. 

No Afeganistão eles eram 1/5 da população e descendem de mongóis, cuja religião é budista e por isso sofriam perseguições. 

Amin, pashtun, muçulmano, com uma condição social melhor, tem condições de emigrar com o pai e estudar nos Estados Unidos. 

Ao voltar a sua terra, quer rever o amigo e ao saber de seu destino, decide, de algum modo, reparar um ato de covardia de sua parte em relação a seu amigo de infância.     

Keithy foi pra Austrália e Joyce ao Afganistão pelas mãos de dois escritores que o Clube de Leitura I Love Laje possibilitou. 

Claro que elas já adquiriram essa poderosa arma que é o desejo de ler e assim  viajar pelo mundo da literatura, esse direito de imaginar que  todos nós podemos exercitar. 

Como diz esse grafite em uma parede do bar de Dona Rosa, no CDC Jd. Rosana, "Livro te livra". Do quê? 

A resposta você pode  conferir, inscrevendo-se no Clube de Leitura I love Laje. Próxima reunião, dia 30 de junho às 14 horas.

Colaboração: Joyce e Keithy

Edição: Alai Diniz e Marco Pezão

DO CAMPO LIMPO AO SINTÉTICO

POESIA SEM MISÉRIA

A VÁRZEA É ARTE

A VÁRZEA É VIDA

PARTICIPE!


Esse projeto foi contemplado pela 1ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da cidade de São Paulo