segunda-feira, 2 de julho de 2018

I Love Laje serve de abrigo ao Movimento Comunitário Estrela Nova!

I LOVE LAJE NO FOMENTO À CULTURA DA PERIFERIA

Reunida a equipe do Estrela Nova no auditório do I Love Laje,   a fim de refletir sobre as atividades realizadas e suas finalidades, o coletivo de quarenta pessoas mostrou  que planejar conjuntamente une as pessoas e é o que há de mais saudável para saber como agir sobre uma realidade complexa que é hoje a vida na periferia. 

Em 1984, um grupo de moradores decide criar um movimento para a melhoria das condições de vida das famílias do Jardim Paris em busca de saneamento básico. 

Não tinham ideia da longevidade que obteriam nesse esforço coletivo, nem imaginariam o salto que dariam com esse desejo transformado em ação. 

O cuidado inovador com a primeira infância de zero a quatro anos na creche (CEI), com o uso de uma pedagogia de ponta como a Waldorf e a atenção especial à fase posterior de 6 a 14 anos ( CCA) atingem mais de 300 crianças. 

Descontraídos no ato de avaliar as atividades realizadas, Estrela Nova demonstra responsabilidade ao discutir alternativas para o coletivo em um trabalho se desenrolou durante toda a manhã do sábado,  sob a organização de Aline Pigozzi (Comunicação) e Elenita da Silva do CCA. 

A chegada da Coordenadora Geral do Estrela Nova, Emi Shoenmacker dá a dimensão desse encontro do coletivo que há tanto tempo aprimora o compromisso com o bem-estar dos moradores do Jardim Helga, Elizabete e Jd. Paris.
  
Antes de iniciar os trabalhos do Estrela Nova, Marco Pezão explica em que consiste o projeto "Do Campo Limpo ao Sintético: Poesia sem Miséria"

Fala sobre a importância do espaço I Love Laje, sempre cedido quando se faz necessário à comunidade da região. 

Com uma performance dois membros do I love laje, aproveitam para  exemplificar como a dramaturgia breve passou a fazer parte  das atividades do coletivo que recepciona os parceiros.
Com a falta de políticas públicas, a organização foi buscando parcerias para desenvolver a assistência infantil com creches,  projetos de arte e acompanhamento escolar de crianças e adolescentes  a fim de melhorar a qualidade de vida na periferia.     

Dialogar sobre as propostas é um alimento para a alma e fazia parte do encontro o intercâmbio.

No intervalo nada melhor que oferecer algo  mais também para o corpo.

Vale a pena contribuir com a experiência desses parceiros que têm como lema: "Quanto mais a gente cresce, mais gente a gente ajuda a crescer." 

Essa alegria no rosto de Aline  nos assegura a certeza de que a troca foi especial. 
Elenita da Silva, coordenadora do Centro para Crianças e Adolescentes e uma das organizadoras do encontro, sintetiza nas mãos a seriedade do coletivo Estrela Nova, com um símbolo de felicidade  ao nos oferecer uma orquídea ao I love laje nessa parceria. Nós só temos a agradecer por receber esse grupo tão especial.  

Novidade, inovação e solidariedade é o que Estrela Nova ensina. O Espaço Cultural I love laje nasceu há pouco e cresce a cada dia pra caber  todos aqueles que fazem da Cultura da Periferia um prato cheio!

Reportagem, fotos e edição: Alai Diniz e Marco Pezão


DO CAMPO LIMPO AO SINTÉTICO

POESIA SEM MISÉRIA

A VÁRZEA É ARTE

A VÁRZEA É VIDA

PARTICIPE!

Esse projeto foi contemplado pela 1ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da cidade de São Paulo