sexta-feira, 25 de abril de 2014

Saraus de Sampa desembarcam em Buenos Aires!

A partir deste sábado, 26, ‘São Paulo uma cidade incrível’ será homenageada em Buenos Aires, Argentina, em sua 40ª Feira Internacional dos Livros.

Diferente dos anos anteriores, quando só as grandes editoras tinham espaço, desta feita, 16 saraus irão representar o movimento literário mais importante depois da chamada literatura marginal, 

que teve como fundo musical a bossa nova, tropicália, a música popular brasileira, à época da ditadura militar que está completando 50 anos de sua atroz investida.

É a literatura periférica em ação. Os saraus e suas diversidades. História que começa em 2001, com a criação do Sarau da Cooperifa, em Taboão da Serra.

Além das apresentações no estande da Feira dos Livros, estão programadas várias atividades pela cidade portenha.

Na primeira incursão começam a embarcar neste domingo, 27, com retorno previsto no domingo, 4 de maio, os coletivos:

Sarau do Binho
Sarau A Plenos Pulmões
Sarau Suburbano
Praçarau
Sarau A Voz do Povo
Sarau do Burro
PoéticaÓtica
Slam SP (Guilhermina, ZAP)

Na semana posterior, fechando o evento, de 5 a 11 de maio, seguem representando:

Coletivo Perifatividade
Sarau Oquedizemosumbigos
Coletivo Cultural Poesia na Brasa
Sarau Elo da Corrente
Quilombaque
Sarau dos Mesquiteiros
Encontro de Utopias
Coletivo Cultural Marginaliaria

As fotos são da Primavera dos Livros, que aconteceu na Praça Don José Gaspar, com realização da Biblioteca Mario de Andrade, de 10 a 14 de abril.

Nelas estão momentos das apresentações do Sarau do Binho, A Plenos Pulmões, Perifatividade, Oquedizemosumbigos, Suburbano Convicto, Voz do Povo, Praçau, Slam SP, naquela bem aventurada sexta-feira, 11/04.

Todos os saraus estiveram presentes e foi um prenúncio da pegada que vai à Argentina, nestas duas semanas vindouras de muita poesia.

Fica o agradecimento à Tarcila, Rosa, Gil, e todos que se empenham para que a atual ponte literária tenha seu fluxo ampliado.

Não mais da garoa, sampa é a terra dos saraus!

Saruê, saruá, vamos com os hermanos sarauzar!