sábado, 16 de março de 2019

PRAZER É LER. Clube de Leitura I Love Laje. Dia 16 de março, às 15 horas


A leitura dá voz a um modo de ver o mundo. Nem sempre o que se vê é o mesmo e os olhares mudam conforme a cultura planetária que invade o universo local e vice-versa.

 De peito aberto, jovens leitoras (es) repartem diferentes procedências, caminhos e rumos.  Mais do que ler é dar uma pá a jovens para escavar nesse gosto a forja de um solo de si aos demais.  


Em vez de uma besta, machadinha ou revólver, armar o amor à vida, ao sonho e a quem vê pra além do umbigo.

 Se viver é muito perigoso, o risco é insistir na ação prazerosa de humanizar o  coletivo. Pra isso a literatura tem bala. Em lugar de ferir, a voz que embala, fala e um encanto que cala...

E se o que se diz ou se escreve for um ataque verbal, uma invasão a nossas convicções, por que não experimentar a escuta? 
Quem convence um jovem é a profundidade de seus sonhos, de seu amor e sua poesia existencial.
Enquanto o sonho desperta o desejo, a vida acontece. 

Hoje, sonhar não é piegas, amor não é déjà vu,  e liberdade é o que leremos aqui. 

Quem escreve sobre o que leu é Keithy do  Clube de Leitura I love Laje. 
"Para todos os garotos que já amei é um romance  de 2014, escrito por Jenny Han que nasceu nos Estados Unidos, filha de pais coreanos e cursou Mestrado em Escrita Criativa pela New School. 
A obra narra a história de Lara Jean Covey, uma adolescente de 16 anos com descendência asiática. 

Lara Jean tem um velho costume de escrever cartas para os garotos de quem já gostou, mas não para enviá-las mas para guardá-las como seus bens preciosos.

 Ao longo de sua vida, Lara Jean escreveu um total de cinco cartas, sendo uma delas para Josh Sanderson (namorado de Margot, sua irmã mais velha). A Peter Kavinsky (crush do sétimo ano e atual namorado de Gen, ex melhor amiga de Lara Jean. 

Ao ter as cartas enviadas a seus destinatários por alguém que Lara Jean desconhece, a garota terá que enfrentar os meninos que já amou e entrar em alguns conflitos ao longo da história. 

- O que eu achei da obra?
Eu gostei  bastante do livro, de verdade. Não só da história, eu também me senti atraída pela narração de Lara Jean e pela autora 
Jenny Han, tanto que tive que pesquisar sobre ela e assim descobrir que Para todos os garotos que já amei é uma trilogia e eu já fiz questão de comprar o segundo livro. 

Então, com base nisso, recomendo-o aos adolescentes, já que ele tem uma wibe que suponho eles achariam atraente. "

Que tal vir à reunião de hoje, às 15 horas no Espaço de Convivência Cultural I love laje? 




Esse projeto foi contemplado pela 1ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da cidade de São Paulo