sábado, 14 de abril de 2012

Santos FC comemora 100 anos, hoje!


O camisa 10 mais consagrado no mundo.

Menos de 20 anos antes, Charles Miller havia aportado na cidade praiana com duas bolas na sacola. Trouxera consigo a febre de nome futebol que se tornaria rapidamente o esporte mais popular do país.

Contagiados, Raymundo Marques, Argemiro de Souza Júnior e Mário Ferraz de Campos, em 14 de abril de 1912, fundaram o Santos FC.

O uniforme escolhido tinha as cores azul e branco em listras verticais separadas por um fio dourado. O branco e preto se tornaria oficial quase um ano depois.

Em 1913, o Santos disputou o campeonato santista e sagrou-se campeão invicto. Ganhou o direito de disputar o campeonato paulista, mas devido aos custos das viagens teve que abandonar a competição. Voltou a subir a serra defintivamente em 1916.

A tradição de revelar jogadores começa com Araken Patuska, que ao lado de Feitiço, na estreia do campeonato paulista de 1927 golearam o Ypiranga por 12 a 1, com 7 gols marcados por Arakem. Esse recorde foi quebrado 37 anos depois por Pelé.

O primeiro título estadual veio em 1935, mas a grande fase do Santos FC começa em 1955 quando voltou a ser campeão com Zito, Ramiro, Formiga e Vasconcelos, os principais destaques.

Em 1956 chega à Vila Belmiro, pelas mãos de Waldemar de Brito, o menino Edson Arantes do Nascimento, com 15 anos. Nesse ano os santistas se tornaram bicampeões, e com o surgimento de Pelé formaram uma das maiores equipes da história do planeta.

Com a camisa do Santos, Pelé marcou seu primeiro gol num amistoso contra o Corinthians de Santo André. E, em 1958, Pelé fez 58 gols dos 143 marcados na conquista do Paulista. Um recorde que permanece até hoje.

Até 1969, o Peixe não ganhou todos os campeonatos paulistas porque o Palmeiras conseguiu interromper, vez ou outra, a sequência vitoriosa.

Em 1962 e 63, todo torcedor brasileiro se tonou santista e apaludiu os bicampeões da Copa Libertadores da América e da Copa Intercontinental.

Só não fez chover, mas aquele time até trégua em guerra no Congo conseguiu para vê-los jogar.

Foi uma geração que venceu as principais competições que disputou. O ataque formado por Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe era repetido feito verso por qualquer moleque, que, influênciados por aquela magia, lotavam os campos de terra batida.

Passados 100 anos, na baixada, o trabalho com a base é coisa séria. Seja com os Meninos da Vila , de Juari, Pita e João Paulo. Depois, com Robinho e Diego, para finalmente fazer surgir uma nova pérola.

Assim como na era Pelé, o Santos FC, de Neymar e Paulo Henrique Ganso, suas principais estrelas hoje, dá tom e gosto a arte de jogar futebol.

Parabéns Santos!


Neymar dá continuidade ao reinado de Pelé.

Homenagem dos varzeanos ao centenário do Peixe!


O Vila Nova que completou 5 anos de fundação manda um salve aos praianos...

Abel e Inácio Caixa D’água, ambos martiniquenses, saúdam o glorioso Santos...

A turma do Xuxa, do Família Taboão FC, engrossa o coro. Dá-lhe Neymar!

Na história varzeana, um dos técnicos mais prestigiados da zona sul, Zé Duarte, ao lado do esportista Fernando Fernandes. Eles são testemunhas dos feitos da era Pelé...

O Santos FC foi e é um time que recebe o carinho de outras torcidas...

Graxinha e o santista nato Eduardo Toledo. Arriba Peixe!

O palmeirense Savazi e Xôxo lembram da Academia, de Ademir da Guia, em mágicos confrontos contra os praianos.