segunda-feira, 9 de julho de 2018

Agentes Comunitárias de Saúde se encontram no I Love Laje

I LOVE LAJE NO FOMENTO À CULTURA DA PERIFERIA

A Unidade Básica de Saúde Dr Francisco Scalamandre Sobrinho, foi criada através do Projeto Arrastão, de promoção de social, no Campo Limpo, existente na rua Joviano Pacheco de Aguirre, há 50 anos.

As Agentes Comunitárias de Saúde, necessitando de um espaço para se reunirem, procuraram a Casa de Cultura do Campo Limpo, que, passando por reformas, não teria como fazer o atendimento...

A Dorinha, diretora da Casa de Cultura, encaminhou as organizadoras Irany Campos e a Milena para conhecerem o Espaço de Convivência I Love Laje...

Acertamos a data de 5 de julho, quinta-feira cedo, e aí está Marco Pezão e Alai Diniz dando as boas vindas aos Agentes Comunitários de Saúde, que em nossa região prestam relevante trabalho. 

Foi muito bom. Apresentamos algumas cenas breves, e pudemos falar do nosso I Love Laje no Fomento à Cultura da Periferia. 

Registramos algumas imagens do benfazejo encontro. A intenção da reunião é propiciar intercâmbio entre as agentes comunitárias de saúde e motivá-las para o trabalho árduo e tão importante que é a visita a 230 famílias por mês, segundo Marta. 

Estimular a auto-estima é uma das finalidades do encontro que reuniu mais de 23 mulheres ativas, alegres e combativas. 

A reeducação alimentar, o cuidado com a pele, a vivência, e as atividades motivacionais foram a tônica desse encontro que nós tivemos o prazer de assistir. 

Solange, uma das agentes que atende 237 famílias que residem em sete ruas do Parque Esmeralda relatou, com alegria, a mudança que sentiu ao retomar seu trabalho após ter vindo do interior de São Paulo.  

O café da manhã variado servido no início do encontro demonstra o cuidado que elas passam a ter com a própria alimentação...

...o que auxilia o repasse dessa informação à população atendida pelas agentes.  

Nós do projeto ficamos felizes em ter acesso a essas mulheres guerreiras e tão alegres que parecem ter curtido bastante as cenas breves e a canção oferecidas para mostrar que mesmo depois dos sessenta (sexixagenários) não desistiremos da arte, seja ela dramática, performática ou musical. 

É esta voz que canta, esse corpo que dança que aprendeu a distribuir conforto. A atitude dessas agentes no cotidiano das famílias que visitam uma poção mágica para cuidar, alegrar e encaminhar quem precisa de atenção na área da saúde na periferia... 

Irany, com simpatia,  nos explica sobre seu papel na UBS, ao acelerar o atendimento para que problemas ambientais causados por surgimento de ratos, escorpiões ou outros animais nocivos à saúde humana em casas ou logradouros do bairro, no entanto, a saúde psicológica de quem entra porta adentro é também fundamental. 

Encerrando o encontro, Otília Pires canta dois clássicos da música popular brasileira para deleite de todas...

Lamentamos não ter conhecido bem a todas as agentes, mas esperamos que retornem pra que essa primeira troca se aprofunde pois o Espaço de Convivência Cultural I Love Laje veio pra ficar. 

Agradecer à Milena, nutricionista e a Irany, agente de Promoção Ambiental (APA) pela oportunidade e convidá-las a usarem mais esta parceria que só se inicia, é fundamental. 

Reportagem e fotos: Marco Pezão e Alai Diniz

DO CAMPO LIMPO AO SINTÉTICO

POESIA SEM MISÉRIA

A VÁRZEA É ARTE

A VÁRZEA É VIDA

PARTICIPE!

Esse projeto foi contemplado pela 1ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da cidade de São Paulo