segunda-feira, 25 de junho de 2018

Oficina de Teatro I Love Laje em ensaio de rua, participe !

I LOVE LAJE NO FOMENTO À CULTURA DA PERIFERIA

Praça ou ruas abrigaram, desde sua origem, a cena teatral. Sacro ou profano, tanto a rua das cidades, como o teatro se transformaram, ao longo do tempo, mas até hoje é possível oferecer e intervir com a arte em espaços não convencionais, isto é, não dedicados especialmente ao teatro.

Em atos lúdicos, os corpos se destacam na paisagem cotidiana,  criam efeitos que humanizam o cenário urbano. Por isso mesmo,  Michele Andrade e Carina Ruiz, organizadoras  da oficina de Teatro I Love Laje no Campo Limpo, partiram para criar processos performáticos nas adjacências do nosso Espaço de Convivência Cultural I Love Laje. Este ato retratado na foto se deu na Estrada do Campo Limpo mesmo. 

Como diz  Michele: " Em junho a oficina foi uma grande surpresa, decidimos ir para as ruas, eita que foi uma mistura gostosa...

Exercícios com ou sem a bola...criando a percepção de espaço, olhar periférico das e sobre as coisas...

...dividindo nossa arte com os carros e pedestres, criando imagens a partir do que eles sentiam passando pelos locais. 

Os participantes do grupo vão topando tudo e se embalam em nossas propostas. Eles encaram os desafios e nos enchem os olhos com tanta criatividade. 

A empolgação de quem performa deixa todo mundo ciente de que o coletivo vai aprendendo a se descontrair, algo fundamental para construir  o corpo que atua consciente de si, do espaço e do outro na cena e fora dela: o receptor.

" No Espaço I love laje, o coletivo tem um espaço mágico e rico em aprendizagem e cultura onde todos se achegam e se sentem em casa." 

E quando o corpo é uma casa com portas e janelas voltadas para o mundo da criação, ninguém segura essa juventude armada pela poesia e em diálogo constante do sujeito com o coletivo, com a comunidade. 

Esta e outras ações dramáticas, líricas e dramatúrgicas do Espaço Cultural I love laje é um grãozinho de areia, a gente sabe...

Carina e Michele buscam transformar o corpo dos nove jovens que aceitaram o desafio pra ir localizando as resistências e obstáculos que bloqueiam a potência criativa,  a fim de manifestar publicamente a arte da performance

 
Em uma ação consciente, o grupo desenvolve um treinamento que, na fronteira entre o visual e a cena, se  define na exibição do corpo em processo de criação. 

Venham conhecer essa atividade semanal e gratuita no Espaço de Convivência Cultural I Love Laje. 

É nóis! Parabéns à  Isabella, Giovana, Ciça, Keithy, Bel, Vitória, Thayna, Gustavo e Jaço. 

Colaboração e fotos de Michele Andrade e Carina Ruiz

Edição final: Alai Diniz e Marco Pezão

DO CAMPO LIMPO AO SINTÉTICO

POESIA SEM MISÉRIA

A VÁRZEA É ARTE

A VÁRZEA É VIDA

PARTICIPE!

Esse projeto foi contemplado pela 1ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da cidade de São Paulo