sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Bar do Neto

O bar é mais que bar. É mercearia, uma venda como se dizia, é mais. É mais pela convivência dos fregueses, repleta de particularidades.


Contar a história deste comércio significa retroceder ao tempo em que a estreita estrada do Campo Limpo não tinha sequer luz de rua. Vindo do trabalho, em Santo Amaro, o ponto era aqui pra tomar a cachaça antes de chegar em casa. Mario sam, Dona Eunice...


Hoje, mesmo sob o comando do fiel alvi negro Neto, não fosse pelo
freezer da Brahma – ainda bem - em nada teria mudado o ambiente nesses 40 anos de minhas lembranças.


Rendo graças em permanecer ao balcão. Dr Henrique, o dentista corinthiano de paixão. Seo João, o taxista. O Xikão, com x e k de boa vizinhança. O Gilberto, santista, pronto pra qualquer debate. O Lima, infelizmente na regra três. O José, o Primo, o Vascaino, o professor Arnaldo...

Na assistência, além do Neto, o Diego, recém chegado da Bahia, e a mãe Marinalva. Somos mais nomes, não há como lembrar todos. Ainda, o Henrique, da prefeitura, hábil na feitura de um deguste e que, às vezes, fica mal humorado.


O bar e suas particularidades.


O Odair. Outro dia em posse de nossos copos revirávamos o baú das recordações. E dele, Odair, surgiu Castillo saído de uma trama poética, desconhecida entre a gente. E como admirador desta sublime e democrática arte, a poesia resgatada e datilografada em papel amarelado pelo tempo, eu trouxe comigo, juntamente com as imagens, agora, por nós vividas.

CONFESSO NERVOSO

Ah! Eu encontrei ontem com ela
Naquele mesmo lugar
Onde ela um dia
Jurou que ia
Sempre me adorar...

Ah! Ela estava diferente
Cercada por tanta gente
Não pude me aproximar
Mas os olhos não enganam
O coração de quem ama
Eu a soube esperar...

O samba corria dobrado
E de repente ao meu lado
Esta jovem apareceu...
Com seu sorriso amoroso
Confesso fiquei nervoso
Com o brilho dos olhos teus...

Valeu, valeu...
Valeu a pena voltar
Pra esse amor reencontrar
Confesso que jamais a esqueci
Com seu jeito de sorrir
Ao de mim se aproximar
Roçar tuas mãos e teu queixo
Acabar-me nos teus beijos
E palavras de amor trocar

Castillo








Nenhum comentário: