segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

TODO O MORRO

 

                               Todo morro entendeu quando o Leão chorou...


O luto acorda a várzea do Campo Limpo com a perda repentina de um líder: Marco Antonio Moraes filho, 48 anos de idade sofreu, no sábado, dia 20 de fevereiro, um infarto fulminante. Aos amigos do CDC Jardim Martinica, "Tetão", como era conhecido, deixa, não apenas saudades, mas um vazio na presidência desse Centro Desportivo Comunitário da região. Morador do bairro, desde 1960, foi um dos entrevistados por Marco Pezão no documentário do projeto "Do Campo Limpo ao Sintético: Poesia sem Miséria".


Foi então que o conheci no Martinica em 2018... E ouvi Marquinho dizer do amor ao bairro onde cresceu... sem deixar de críticar a administração pública pelo estado de abandono do Campo Limpo... Talvez por isso, tenha se engajado na direção da entidade, com alguns projetos de cunho social.

Um deles, Grupo de Solidariedade já foi fruto de uma matéria do blog futbolando. Foi criado por Marquinho e Dudu e abraçado pela diretoria e por muitos que contribuem para atender as famílias da redondeza, com cestas básicas durante a pandemia  e segue até hoje, com uma organização interna, tendo cadastrado cerca de 120 famílias. Chiquinho Romário que também participa da direção do Martinica, chamado por Marco Pezão de "o centro avante de um dos times mais famosos do Martinica, explica que Marquinho é "cria da casa." Seu primeiro apelido foi "Menudo" na fase adolescente em que assumia sua rebeldia. Depois, com os estudos, foi se achando na área contábil e superou obstáculos. Deixa três filhos. Segundo Chiquinho, estava "super bem", feliz com o amor de Ana Paula, sua esposa.
Aos filhos, à Ana Paula e aos familiares e amigos da várzea, aqui nos solidarizamos neste momento de sofrimento. Lamentamos que essa mente aberta, esse sangue novo e, de fato, atuante, na compreensão do seu papel social, provavelmente, teria conseguido atrair ao campo do Martinica, não só uma torcida de mulheres, mas também a times femininos, como afirmou em nossa entrevista... 
Entretanto, eis que corpos não são eternos e Marquinho, já em outra dimensão,  encontrará o pai que, ao final da vida, cego, dependia dele  para ir ao campo... Será que ainda lhe fará a locução dos jogos do Martinica? 
Certamente, irá confabular com tantos outros que já se foram.. batendo uma bola, enquanto o amado poeta e dramaturgo Marco Pezão, fotografará o jogo  ou dirá um de seus versos:
            Todo poderoso o morro 
            Todo poderoso eu morro...

E bastará um sorriso de Marquinho para oferecer a todos essa sua alma! 

    

                                                                                 Alai Diniz

10 comentários:

Renatinha disse...

Que emocionante!!!
Sem acreditar até agora. 😔

Unknown disse...

Matéria sensacional...Parabéns e #TetãoEterno

ROCÍO disse...

Pois é, Renatinha, as pessoas partem de repente e quem fica dói tanto que comunicar a pena pela pena (hoje o dedo) pode ajudar.

Unknown disse...

Penso nele com ternura,nas suas lutas ,na sua alegria e no amor que dava a todos que conhecia.Ele está em paz.

Núcleo de Cultura - CEU Paraisópolis disse...

Linda homenagem!!

Ana Paula disse...

Uma pessoa espetacular que era meu amigo 💕 mas Deus sabe de todas as coisas 🙏🏾que nossos corações possam emanar boas energias ao Tetão! Sei que vai continuar olhando por nós e curtindo cada partida de futebol do nosso Barranco(Martinica)🧡🖤⚽

Márcio Carioka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio Carioka disse...

Sensacional...o Tetão/Markinho
e o Pezão logo logo se reúnem pra aquela resenha da Várzea !!
Muitas saudades 😍🙏

Unknown disse...

lindo eternesedor, falar de vultos, como Pesao, teteao e muitos colaboradores do martinica, é ter que parar respirar fundo, pois a magnetude do martinica e seus adpitos d muito longa,para dizer em poucas palavras,sem nunca deixar de citar seu eterno precidente Moacir Bondezan, ficara na historia da varzea esta agremiacao e seus jogadores do passado presente e por que nao do futuro, sempre estará na midia todos que participaram dessa familia, sejam todos abencoados.

Unknown disse...

Parabens pela Materia. DEUS O TENHA EM BOM LUGAR