sábado, 1 de junho de 2019

Nossa Vida, Nossa Arte: uma oficina poética no Centro da Criança e do Adolescente

Um prato de arte poética foi o que ofereceu a dupla de poetas da Livraria Poesia FC à meninada que participa do projeto "Nossa Vida, Nossa Arte" do CCA, na Vila Andrade, no último dia 03 de maio. A mediação foi realizada porThiago, o agente ambiental que atua na UBS do Jardim Rebouças junto à Dioneia Barreto, diretora do Centro da Criança e do Adolescente. 

Estar com quase 50 adolescentes em uma sala rendeu mais um fruto da parceria entre o Coletivo I Love Laje e a UBS Arrastão, iniciada durante o nosso projeto contemplado na primeira edição da Lei de Fomento à Cultura da Periferia entre os anos de 2017 e 2018.

No início da oficina a apresentação exigia, de cara, uma escolha e uma síntese com o nome de  cada um e uma palavra que contasse  aos demais como cada um se sentia como ser humano naquele momento. 

Esse exercício quebrou o gelo para que Marco Pezão entrasse com seu mantra "Nóis é ponte". Daí se estendia  uma outra canção sugestiva para nossos tempos: a "Loa da salsicha".  

A seguir a dupla atacou com "Briga de Casal" desenhando por fim o poema "Cada um é todo mundo".

Contudo, o clímax pode ter sido o "Canto guerreiro dos Timotes", poema anônimo de uma cultura originária da Venezuela, traduzido ao português.

As vozes em uníssono arrebataram a voz do vento; o corpo da chuva e o tronco de uma árvore, símbolos que para o coletivo indígena materializavam a energia e a resistência aos guerreiros.  Como em flocos de neve, iam caindo  por sobre os jovens de hoje, também aqueles jovens guerreiros em ambiente de violência  um toque de lucidez e encantamento que só a arte produz.
   
Aquela oficina poética foi apenas um mote para propor à instituição um projeto que pudesse unir a ferramenta democrática ao senso crítico, à escrita de poemas e à elaboração de uma antologia cartonera. 

Agora resta a resposta, a viabilidade prática e um grupo de jovens interessados do CCA para por as mãos na massa, com a musa de estandarte: a poesia. 

Texto: Alai Diniz
Fotos: Thiago UBS
Edição: Marco Pezão

Nenhum comentário: