quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Circulando Livros! Clube de Leitura comenta a Fanfic

I LOVE LAJE NO FOMENTO À CULTURA DA PERIFERIA

Reunir pra comentar a leitura é mais do que ler, é pensar sobre a obra e nisto estas garotas estão dando um show. Tirar o livro da estante, do armário, da geladeira da praça (Geloteca) é torná-lo vivo.

Vamos deixar amortecer a voz do livro? 

O Clube de Leitura serve pra compartilhar um bem cultural caro em vários sentidos.   

Se você tem algum livro com você, esquecido num canto. Que tal   trazê-lo ao convívio coletivo?

Clube de Leitura também é troca de informações sobre o que rola por aí.

Na reunião de novembro, a notícia do mês foi a Fanfic. Agora nossos integrantes também escrevem aqui direto para os leitores. Ficção de fã...Sabem o que é isto? Não? 

Então lhes deixo com Keithy  Gabrielle que relata uma tendência globalizada de leitura e escrita virtual. Confira!

Fanfic, fanfiction ou ficção de fã são narrativas ficcionais escritas por fãs em blogs e sites como "wattpad" e "spirit". Os enredos e personagens da maioria das histórias são provenientes de séries, artistas, videogames, quadrinhos, etc. E não tem nenhuma intenção de lucros ou de ferir direitos autorais. 

A finalidade principal é escrever para criar um universo diferente ao que estamos acostumados e a ampliação do contato dos fãs com a obra. 

"Shelter" é uma fanfic disponível no site "wattpad". Uma fanfic escrita por uma fã, e voltada para o cantor que faz parte do grupo sul-coreano, BTS. Nessa história, Jeon Jungkook se encontra nos tempos antigos da Coreia do Sul junto com Jihyu. 

"Ao impedir que Jihyu seja dada em casamento para um velho comerciante, Jugkook é obrigado a se tornar responsável por ela, o que não seria um problema, caso ele não fosse um dos príncipes na linha de sucessão ao trono."

Embora a fanfic ainda não esteja concluída, nós, leitoras, esperamos muito dela, pois há conflitos que chamam bastante a atenção de quem vive situações de injustiça e violência. 

E eu posso entender esse modelo de ficção como algo que atinge Keithy e as leitoras do fanfic. Se me permitem opinar, parece que  o interesse é forjar um diálogo intertemporal... 

Entre presente e passado que tenta desmistificar costumes e parece que acabam atingindo, principalmente, jovens leitoras.  O motivo desse deslumbramento com a escrita de fãs, hoje é até tema de tese de doutorado.

E hoje, dia 14 de dezembro, o Clube de Leitura I love Laje encerrará as atividades de 2018, às 18h30. Retornaremos no próximo ano de 2019. Aproveite as atividades que o Espaço Cultural I love laje oferece hoje...Venha!

Ah! Vamos dar vida ao livro! Que tal? Livro é um bem que só existe mesmo quando circula de leitor a leitor. Faça a sua parte!

reportagem: Alai Diniz
participação: Keithy Gabrielle

DO CAMPO LIMPO AO SINTÉTICO

POESIA SEM MISÉRIA

A VÁRZEA É ARTE

A VÁRZEA É VIDA

PARTICIPE!

Esse projeto foi contemplado pela 1ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da cidade de São Paulo


Nenhum comentário: