quarta-feira, 22 de novembro de 2017

No CDC Cleuza Bueno, Piraporinha e Anhanguera fazem decisão histórica

I LOVE LAJE NO FOMENTO À CULTURA DA PERIFERIA

Domingo, 26, às 10h, no CDC Cleuza Bueno, Jd Umarizal, acontece a decisão da 7ª Copa de Veteranos promovida pelas tradicionais equipes do G.R Jd das Palmas e G.R Jd Rebouças, 

A competição teve 16 participantes, sobressaindo-se Piraporinha e Anhanguera, que, agora, resolvem dentro de campo quem fica com o caneco maior.

Piraporinha de muitas histórias. Fundado em 1973, o time tinha na Padaria Piraporinha, do Adriano, na Estrada do M'Boi Mirim, o seu local de encontro. 

À época, a várzea zona sul era recheada de grandes equipes. A categoria Esporte era o que imperava, ainda com 1 e 2 quadros. 

Lembro de uma final no campo da Regional, no Campo Limpo, quando o Piraporinha venceu o Martinica por 1 a 0, gol de Cafuringa, ponta direita, que logo se tornaria o lateral direito Cafu, do São Paulo FC, sob o comando de Tele Santana. 

Também recordo da decisão do I Campeonato de Futebol Amador da Federação Paulista de Futebol, principio dos anos 80, em pleno Morumbi, preliminar do clássico Santos e Corinthians.

Deu 1 a 0 Martinica, gol de Cadinho. Um jogão. 

O Piraporinha que teve em João Alemão, além de jogador, um dos seus principais incentivadores...

...pude conhecer e jogar com Neguita, Galo, Rael, Barriga... numa fase em que o futebol varzeano tinha ainda a alcunha de ser um celeiro de craques.

Agora, nessa decisão, o G.R Piraporinha, na categoria Veteranos, revive sua história e busca mais um título para sua extensa coleção.

O Piraporinha de tantos elencos. (Foto de reprodução)

O adversário é outro digno representante da nossa várzea. Fundado em 23 de fevereiro de 1978, a Associação Recreativa Anhanguera, do bairro Campo Grande, Santo Amaro, tem como presidente Paulo Cesar Dutra.

Em seu princípio, o time só jogava em campo adversário. Mas foi em 1981 quando, junto ao Brasilia FC, passou a ter responsabilidade e mando do campo que a agremiação evoluiu, chegando a formar uma forte categoria de base.

Com a chegada da iluminação e gramado sintético, em 2010, o espaço se modernizou tornando o Anhanguera um forte incentivador e promotor de competições envolvendo equipes de toda São Paulo.

O veteranos do ARA chegou à decisão 7ª Copa Palmas/Rebouças depois de eliminar, na semifinal, o anfitrião G.R Jd Rebouças, nos penais por 4 a 2. O tempo normal acabou em 0 a 0. (foto do Facebook)

Agora é outra história. Piraporinha pela frente. Jogão de bola. São as emoções do futebol varzeano, no CDC Cleuza Bueno. 

Reportagem: Marco Pezão

DO CAMPO LIMPO AO SINTÉTICO

POESIA SEM MISÉRIA

A VÁRZEA É ARTE

A VÁRZEA É VIDA

PARTICIPE!

Esse projeto foi contemplado pela 1ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da cidade de São Paulo






Nenhum comentário: