quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

É hora do boi no Marabá!

Mestre Magela comanda o Boi de Reis pelas ruas do Pq Marabá

por Alai Diniz

Na periferia ainda há cheiro de mato; xote e xaxado e gente que chega da catingueira... Esse pessoal valente que vem com a mão na frente outra atrás e que, um dia, antes de subir no pau-de-arara... 

(Muita atenção!) Vale aqui um breque: Pau-de-arara, antes de virar nome de tortura na época da ditadura (rimou!) foi, em primeiro lugar, a viagem de pau-de-arara, que, de fato, era uma violência pra quem vinha do Nordeste,  dependurado na traseira do caminhão, depois de uma decisão que impressionava quem quisesse escutar: 

“Ó xente, vou-me embora pra São Paulo”!

Verdadeiro Eldorado na fantasia desses “cabras, calangos, ou negos doidos”. Como disse Rachel de Queirós: 

“São Paulo, terra do dinheiro, do café, cheeeeeia de marinheiro.”

Taboão da Serra não foge à regra com tantos relatos de seus migrantes e por isso está na hora de você conferir a riqueza do ritmo, da voz e da dança do Grupo Candearte. 

Como é que pode, o poder público não ter ainda se tocado de propor um edital para incentivar essas práticas culturais que tem na convivência e na proposta comunitária sua grande finalidade?

Não se vende o canto, a dança, a alegria, apenas se propõe compartilhá-las!  Uma arte que só deseja encantar com a cantoria que incendeia o Parque Marabá todos os meses com sua tradicional Cocada.

E, neste sábado, dia 10 de dezembro, na Casa de Cultura Candearte, a partir das 13 horas, celebra-se o 12º Cortejo do Bumba meu Boi, ou Boi de Reis, percorrendo as ruas do Marabá. 

O evento contará com a participação dos Grupos de Maracatu Ouro do Congo e a Congada do Flor de Lis. 

E como manda a boa tradição, será oferecida uma feijoada a todos os participantes do folguedo.

Diferentemente do que ocorre nas touradas em diversos países de tradição ibérica, esse cortejo que cultua o boi, não o agride, nem o violenta, é arte em renovação.  

Venha praticar a folia!

É sábado, às 13h, na Casa de Cultura Candearte.

Ao lado do Centro de Convivência Marabá Novo.

Fotos: Marco Pezão

Nenhum comentário: