sábado, 4 de agosto de 2012

É hora de decidir!

Só deu pra colar no mais de cinquenta anos, nas quartas de final. E me agradou. Na competição participaram 16 equipes. E se bobear chega a 20, ano que vem. Número ideal. E tem gente com qualidade. Os vendo, revejo. É preciso preservar e estimular a várzea. Como?

Urge sintético no assoalho de barro. Dá licença, Taboão. O esportista de fim de semana tem que retomar gosto pelo futebol varzeano. 

Seja pra assistir. Tomar um breja. O espaço, se cuidado, dá pra levar a patroa. Organizar um samba. Ter arte, divertimento pra criança pequena. Confiança pra incentivar o filho, o filho do vizinho, a se relacionarem com a bola, ali. 

Urge sintético no assoalho de barro. E luz. É preciso, também, rever a precipitada e desastrada iluminação dos campos. Necessita-se arrumar a casa, ou melhor, é preciso convivência nos centros de convivências.

As semifinais e a final dos vovôteranos no estádio, penso que faltou bom senso. Sei que é um prazer jogar no estádio. Varzeano gosta de sentir um gramado sob os pés. Mesmo no ralo e descuidado gramado do estádio, mas que tem dimensões dentro da oficial.

Então, a rapaziada meio século joga o ano inteiro no terrão. Os campos são menores. Vi o desgaste dos times. Contei mais de meia dúzia de jogadores substituídos com lesões, frutos do esforço a que não estão acostumados. Além do prejuízo físico, tinha uma dúzia de torcedores. O estádio é fora de mão.

Que graça tem? Num momento legal, hora de decidir, jogar sem o calor da torcida? Perderam a oportunidade de fazer festa na várzea. 

O campeonato veteranos 35 está fervendo. Fizessem preliminares na Vila Iasi e Guaciara, abarrotava de gente. Tenho certeza que o futebol apresentado pelos protagonistas seria outro.

Nesta domingueira, 05, teremos a decisão do 2º Campeonato Masters 50, no estádio municipal. Na disputa do 3º lugar, às 8h30, jogam Ouro Preto e Pirajussara. 

E o momento ansiado pelos dois postulantes ao título, Parados da Vila Iase e Melhor Idade, do Marabá, começa às 10 horas. 

Meu amigo, mesmo tendo dificuldade de chegar ao estádio, traga seu calor. O futebol varzeano é mais que um jogo de bola. 

Nenhum comentário: