sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Cômico, se não fosse trágico

Placa omite informações e induz contribuinte ao engano

Aqui tem obra da prefeitura, diz a placa no centro da praça Teodoro Franco, na Vila Iasi. Leio: Recapeamento Asfáltico E Serviços Complementares em Diversas Ruas do Município de Taboão da Serra. Sigo, a empresa contratada é a Esur Engenharia e o valor da obra é de R$ 7.199.655,22.


Continuo e meus olhos já desconfiam o que lêem. A execução dos serviços está fixada no Prazo de 730 dias, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infra Estrutura.


A informação colhida na placa é mais vaga do que nuvem, diria o poeta Drummont. E eu digo que o prefeito Evilásio e a sua equipe tem enorme desdém ao povo taboanense.


A placa promocional do Dr Evilásio não especifica quais ruas vão receber o recapeamento ou serviços complementares. E o prazo de 730 dias corresponde dois anos, e ele coloca a placa às vésperas da eleição municipal! Que diabo de cronograma administrativo é esse?


Cara! Dois anos de trabalho, eu disse de trampo, dá pra refazer o asfalto em todas as ruas da cidade. Taboão tem 20km2, será que o prefeito esqueceu o tamanho da quebrada que governa? Asfalto é rotina, desde a posse. E por essas, concluo: nem todo político é bom administrador.


A leviandade da informação registrada na placa é gritante. Omite e não permite a fiscalização do contribuinte. Nesse bolo de dinheiro, mais de 7 milhões, como você vai saber quando custou o serviço de sua rua. Se é pra recapear ou consertar?


Não! Pode parar. Como se diz, na várzea: “Tem gente tirando a gente”. É afronta ao bom senso. Induzir pessoas ao engano é corrupção. E a placa tem fins de publicidade do Dr Evilásio, antes de ser informativa.


E como se não bastasse, pra corroborar, ao lado lê-se em outra placa verde amarela: Aqui tem Investimento do Governo Federal. Valor do Investimento R$ 2.471.100,00, vindos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Urbano de Municípios de Médio e Grande Porte.


A pomposidade segue em ação: Obras de Infra Estrutura Urbana em Município de Médio e Grande Porte. Acima, entre os escritos, aparece: Nº de Famílias Beneficiadas e só. Não informa quantas e de onde são!


Da mesma forma, a publicidade em forma de placas é feita na rua José Francisco dos Santos, no Jd Helena, em frente ao Ginásio de Esportes, com os mesmos e vagos dizeres.


Família varzeana, esse é mais um caso onde a intenção da informação é nada informar. A exemplo dessas placas, não é a toa que o presidente Lula nunca sabe de nada, de como se trata o dinheiro público.

E o desinformado Planalto envolvido até o talo

Um comentário:

David da Silva disse...

Acordaste com as chuteiras bem amarradas e engraxadas hoje, hein mano?
Dentre todas as sarrafadas do dia, erguerei, logo mais, um brinde à tua metáfora da água, o dinheiro e o ladrão.