I LOVE LAJE NO FOMENTO À CULTURA DA PERIFERIA
Acertamos a data de 5 de julho, quinta-feira cedo, e aí está Marco Pezão e Alai Diniz dando as boas vindas aos Agentes Comunitários de Saúde, que em nossa região prestam relevante trabalho.
Foi muito bom. Apresentamos algumas cenas breves, e pudemos falar do nosso I Love Laje no Fomento à Cultura da Periferia.
Registramos algumas imagens do benfazejo encontro. A intenção da reunião é propiciar intercâmbio entre as agentes comunitárias de saúde e motivá-las para o trabalho árduo e tão importante que é a visita a 230 famílias por mês, segundo Marta.
Estimular a auto-estima é uma das finalidades do encontro que reuniu mais de 23 mulheres ativas, alegres e combativas.
A reeducação alimentar, o cuidado com a pele, a vivência, e as atividades motivacionais foram a tônica desse encontro que nós tivemos o prazer de assistir.
O café da manhã variado servido no início do encontro demonstra o cuidado que elas passam a ter com a própria alimentação...
...o que auxilia o repasse dessa informação à população atendida pelas agentes.
Nós do projeto ficamos felizes em ter acesso a essas mulheres guerreiras e tão alegres que parecem ter curtido bastante as cenas breves e a canção oferecidas para mostrar que mesmo depois dos sessenta (sexixagenários) não desistiremos da arte, seja ela dramática, performática ou musical.
É esta voz que canta, esse corpo que dança que aprendeu a distribuir conforto. A atitude dessas agentes no cotidiano das famílias que visitam uma poção mágica para cuidar, alegrar e encaminhar quem precisa de atenção na área da saúde na periferia...
Irany, com simpatia, nos explica sobre seu papel na UBS, ao acelerar o atendimento para que problemas ambientais causados por surgimento de ratos, escorpiões ou outros animais nocivos à saúde humana em casas ou logradouros do bairro, no entanto, a saúde psicológica de quem entra porta adentro é também fundamental.
Encerrando o encontro, Otília Pires canta dois clássicos da música popular brasileira para deleite de todas...
Lamentamos não ter conhecido bem a todas as agentes, mas esperamos que retornem pra que essa primeira troca se aprofunde pois o Espaço de Convivência Cultural I Love Laje veio pra ficar.
Agradecer à Milena, nutricionista e a Irany, agente de Promoção Ambiental (APA) pela oportunidade e convidá-las a usarem mais esta parceria que só se inicia, é fundamental.
Reportagem e fotos: Marco Pezão e Alai Diniz
Agradecer à Milena, nutricionista e a Irany, agente de Promoção Ambiental (APA) pela oportunidade e convidá-las a usarem mais esta parceria que só se inicia, é fundamental.
Reportagem e fotos: Marco Pezão e Alai Diniz
DO CAMPO LIMPO AO SINTÉTICO
POESIA SEM MISÉRIA
A VÁRZEA É ARTE
A VÁRZEA É VIDA
PARTICIPE!