I LOVE LAJE NO FOMENTO À CULTURA DA PERIFERIA
Como diz Keithy, essa obra de Melina Marchetta sobre um episódio em uma cidadezinha australiana parece complicada no começo, mas quem não desiste da leitura acaba adorando a trama do romance A estrada Jellicoe (2016).
E pra Keithy, nossa leitora assídua do Clube, foi Taylor, a protagonista, com sua história enigmática que mais lhe chamou atenção.
O caçador de pipas (2007) de Khaleb Hosseini narra uma história de dois amigos da infância do Afganistão e sua trajetória na idade adulta.
Esse país da Ásia Central, conhecido pelas guerras, sobre o qual sabemos tão pouco é representado no livro a partir da amizade entre dois meninos: Hassan e Amin.
No Afeganistão eles eram 1/5 da população e descendem de mongóis, cuja religião é budista e por isso sofriam perseguições.
Amin, pashtun, muçulmano, com uma condição social melhor, tem condições de emigrar com o pai e estudar nos Estados Unidos.
Ao voltar a sua terra, quer rever o amigo e ao saber de seu destino, decide, de algum modo, reparar um ato de covardia de sua parte em relação a seu amigo de infância.
Keithy foi pra Austrália e Joyce ao Afganistão pelas mãos de dois escritores que o Clube de Leitura I Love Laje possibilitou.
Claro que elas já adquiriram essa poderosa arma que é o desejo de ler e assim viajar pelo mundo da literatura, esse direito de imaginar que todos nós podemos exercitar.
Como diz esse grafite em uma parede do bar de Dona Rosa, no CDC Jd. Rosana, "Livro te livra". Do quê?
A resposta você pode conferir, inscrevendo-se no Clube de Leitura I love Laje. Próxima reunião, dia 30 de junho às 14 horas.
Colaboração: Joyce e Keithy
Edição: Alai Diniz e Marco Pezão
DO CAMPO LIMPO AO SINTÉTICO
POESIA SEM MISÉRIA
A VÁRZEA É ARTE
A VÁRZEA É VIDA
PARTICIPE!