I LOVE LAJE NO FOMENTO À CULTURA DA PERIFERIA
Em geral, a arte partilha o sensível, no entanto, nos saraus, o que comove é a performance: a presença do corpo dotado de voz em um ato coletivo que alterna o lugar de protagonista.
Há quem pesquise o sarau como uma terapia em grupo? Sessão de descarrego? Lugar da confissão profana... Libera a libido em ato de arte desavergonhada... Sem pedir licença...
Isto pode ser estranho para quem está acostumado à fruição individual e solitária, mas pra saraueiro é uma dádiva.
Em maio, o Sarau A Plenos Pulmões não se fixou apenas no tema comercial do Dia das Mães...
A maioria de mulheres, tira o "avental todo o sujo de ovo" das rainhas do lar...
E se arrisca a correr o mundo como a brasileira residente na Alemanha...
A atualidade feminina admite uma poética que invade a cena pública, em um mercado de trabalho cujo discurso se apodera de si mas não se imola em uma única função reprodutora que o corpo feminino exerce na existência.
Deste modo, o sarau A Plenos Pulmões, de 05 de maio, não se deixou submergir apenas por esta temática...
Chamou a atenção do público, essa filha que fez a homenagem ao pai morto que, mesmo ausente na infância, vivendo na rua... deixou um legado poético, obtendo reconhecimento em Minas Gerais.
E agora, pra finalizar, anunciamos uma grande notícia!
Atenção, Poetas, está marcada para o dia 21 de julho a Oficina Cartonera, ministrada por Marco Pezão e Alai Diniz, para uma publicação da Antologia do Sarau A Plenos Pulmões.
O cartonerismo latino-americano é um movimento de publicação independente.
Nasceu na Argentina, em 2003, reunindo catadores e escritores populares e isso se alastrou pelo mundo afora.
E então, quer participar? Inscreva-se a partir do dia 15 de junho no site da Casa das Rosas, pois a Oficina Cartonera tem limite de vagas.
Além disso, você deverá enviar dois poemas para o endereço: sementeurbana@gmail.com
Gostou da ideia? Então, leia bem as instruções acima. Inscreva-se rápido e envie-nos seus poemas. Até lá!
Reportagem: Alai Diniz e Marco Pezão
Fotos e edição final: Marco Pezão