sábado, 4 de agosto de 2012

O bicho tá solto no Veteranos/35

 Bernardes, zagueiro do Nóis Não Liga...

Pela 1ª rodada da 3ª fase do 17 Campeonato Veteranos/35, o Nóis Não Liga continua na vantagem do empate após o 1 a 1 com o Saudosa Maloca.

Surpreendente a goleada de 4 a 0 aplicada pelo Fortaleza em cima do Paraná, praticando selando sua passagem a semifinal.

O Unidos do Morro bateu o Harmonia em 1 a 0, que precisa reverter o placar pra continuar.

Mesma situação o Rei do Peixe, que perdeu para o VUMO também por 1 a 0.

2ª rodada da 3ª fase (domingo - 05)

CC Vila Iasi

8h30 Paraná x Fortaleza
10h Saudosa Maloca x Nóis Não Liga

CC Guaciara

8h30 VUMO x Rei do Peixe
10h Unidos do Morro x Harmonia

Que a arbitragem conduza os confrontos com isenção, e os times se mirem no futebol a ser jogado.

É hora de decidir!

Só deu pra colar no mais de cinquenta anos, nas quartas de final. E me agradou. Na competição participaram 16 equipes. E se bobear chega a 20, ano que vem. Número ideal. E tem gente com qualidade. Os vendo, revejo. É preciso preservar e estimular a várzea. Como?

Urge sintético no assoalho de barro. Dá licença, Taboão. O esportista de fim de semana tem que retomar gosto pelo futebol varzeano. 

Seja pra assistir. Tomar um breja. O espaço, se cuidado, dá pra levar a patroa. Organizar um samba. Ter arte, divertimento pra criança pequena. Confiança pra incentivar o filho, o filho do vizinho, a se relacionarem com a bola, ali. 

Urge sintético no assoalho de barro. E luz. É preciso, também, rever a precipitada e desastrada iluminação dos campos. Necessita-se arrumar a casa, ou melhor, é preciso convivência nos centros de convivências.

As semifinais e a final dos vovôteranos no estádio, penso que faltou bom senso. Sei que é um prazer jogar no estádio. Varzeano gosta de sentir um gramado sob os pés. Mesmo no ralo e descuidado gramado do estádio, mas que tem dimensões dentro da oficial.

Então, a rapaziada meio século joga o ano inteiro no terrão. Os campos são menores. Vi o desgaste dos times. Contei mais de meia dúzia de jogadores substituídos com lesões, frutos do esforço a que não estão acostumados. Além do prejuízo físico, tinha uma dúzia de torcedores. O estádio é fora de mão.

Que graça tem? Num momento legal, hora de decidir, jogar sem o calor da torcida? Perderam a oportunidade de fazer festa na várzea. 

O campeonato veteranos 35 está fervendo. Fizessem preliminares na Vila Iasi e Guaciara, abarrotava de gente. Tenho certeza que o futebol apresentado pelos protagonistas seria outro.

Nesta domingueira, 05, teremos a decisão do 2º Campeonato Masters 50, no estádio municipal. Na disputa do 3º lugar, às 8h30, jogam Ouro Preto e Pirajussara. 

E o momento ansiado pelos dois postulantes ao título, Parados da Vila Iase e Melhor Idade, do Marabá, começa às 10 horas. 

Meu amigo, mesmo tendo dificuldade de chegar ao estádio, traga seu calor. O futebol varzeano é mais que um jogo de bola. 

O Melhor Idade é osso!

O invicto Melhor Idade chega disposto a carregar o triunfo pro Marabá. Somou na jornada, 4 vitórias e 2 empates. Seu ataque não é rompedor, mas fez seis gols, média de um em cada jogo. A defesa pontual sofreu apenas um adverso. 

Na semifinal frente ao Pirajussara, na primeira etapa, o Melhor Idade teve maior volume de jogo.  Zézé, na cara do goleiro Messias, pegou mal na bola e mandou pra fora. 

Já, o Didi, mandou o voleio de canhota e a caprichosa cruzou toda a extensão raspando o segundo pau. Perigo também levou Edvaldo numa batida de fora da área. 

O técnico Marrom, do Piraju, sentiu a ausência dos zagueiros Vadinho e Janio, e principalmente pela contusão do centroavante Miranda, logo no início do confronto. 

Campo grande e sem uma referência na área, seu time não conseguiu encaixar a troca de passes e pouco incomodou. Uma com Galego batendo de bico por cima. Outra com Lomanto cobrando infração. 

O Melhor Idade sentiu mais o segundo tempo. Xoxo, Zottis e Edvaldo tentaram arremates. 

Do outro lado, o artilheiro Má, do Piraju, não repetiu a atuação anterior. Teve o gol a sua frente duas vezes e não soube desfrutar. 

Também o ponta-direita Claudio, sozinho, facilitou pro guardião Flávio.

 
A igualdade sem gols levou a questão aos pênaltis. Everaldo, do Pirajussara, e Celso, do Melhor Idade, sempre referências nas cobranças, desperdiçaram. 

A vitória veio nos chutes alternados. O zagueiro Luiz não converteu. Mas o Dito, camisa 7, não deixou por menos e balançou o véu. 

Destaque para o goleiro Flavio que defendeu duas penalidades e garantiu o Melhor Idade na decisão do 2º Masters 50.

Comandado pelo Armandão,  o time é manhoso, osso. Chega para resolver com o Parados e traz engasgado o grito de campeão. Conforme sua campanha: o Melhor Idade não é de agredir, mas sabe amansar o touro. 

Equipes

Melhor Idade: Flavio, Celso, Valter, Xoxo, Roberto, Cidico, Dito, Zezé, Didi, Edvaldo, Valmir, Zottis, Bene, Joel, Dedé, Rubão, Domingos, Itamar, Raimundo e Marcuse.
Técnico: Armandão

Pirajussara: Messias, Peri, Tio Nego, Carlão, Lomanto, Bebeto, Everaldo, Má, Mendonça, Miranda, Galego, Claudio, Xico PT, Amaral, Tchetcha e Luiz.
Comissão Técnica: Marrom, Wellington e Robson

Arbitragem

Celso Roberto, o Cebola, auxiliado por Cristiano e Jona.

QUASE GOL DO DIDI

O camisa 10, Didi, do Melhor Idade, de bate pronto...

A bola cruzando a meta e o zagueiro Carlão vem pro corte...

Na vontade ajoelhou e rezou pro desvio da prestimosa...

Aliviado viu a prece atendida. O rumo raspa a trave...

Na poeira desaba ao ver o perigo ganhar a linha de fundo...

Zezé cumprimenta Didi pelo lance, enquanto o zagueirão do susto se refaz...

A disputa de pênaltis 

Na primeira cobrança, o goleiro Flavio catimba Lomanto...

Não adiantou...

No relex, Joel toma atitude...

Tchetcha no vazio...

Everaldo chega e a nova provocação. ...

Deu certo. Flávio foi buscar...

O Ceni, do Melhor Idade, nem toma distância. Acho que o árbitro Cebola não tava acreditando...

Tão bem colocado foi a batida que a bola não saiu na foto. 2 a 1 Melhor Idade...

A vez de Má...

Caixa...

Edvaldo tranquilo...

Manteve a vantagem... 

Galego se prepara...

E não falha...

Olha o Valtão aí...

Sem decepcionar...

Peri ajeita a fabulosa com carinho...

E colocou do lado certo...

Dificuldade em arrumar a bola na marca. Celso não é de errar...

Errou. O Tchetcha pegou...

Marrom enlouquece. 4 a 4...

Derruba Tchetcha e aponta: agora é com você...

Mendonça respira fundo...

E no cantinho deu conta do recado...

Nos alternados. Vem Roberto...

Chuá no ar, goleiro na terra...

Carlão no trote...

Sem chance pro guapo...

Domingos analisa...

E soma mais um...

Alguém tem que errar. Sobrou pro zagueiro Luiz...

E lá estava o Flavio pra nova e vitoriosa defesa...

Raimundo aconselha Dito, o batedor...

Dito olhou de um lado, de outro...

 E colocou alto, no meio. Caindo, Tchetcha deu adeus...

 7 a 6. É o Melhor Idade, de olho na taça de campeão...