sexta-feira, 23 de março de 2012

Invicto, o Martinica sobra em campo!

Tá difícil fazer gol no Leão do Barranco...

Na minha época, quando jogava no Martinica, as cores laranja, preto e branco me propuseram: quem desse caldo bebeu, de outro não beberá!

Ufanismo evidente. Mas, só quem jogou e acompanhou essa história por completar 42 anos em abril, sabe da euforia sentida de quem subia as ruas Mario Nême e Roque de Mingo rumo ao topo, ao campo do Leão do Barranco!

O bairro do Campo Limpo ficou conhecido na várzea paulista graças ao time fundado pelo Moacir Bondezam.

Foram muitas glórias e os troféus conquistados abarrotaram as prateleiras.

Hoje o palco segue a caminho da modernidade. Em breve o gramado sintético cobrirá, mas não apagará as pegadas de tantos feitos.

Quantos craques por ali passaram. Partidas e jogadas retidas na memória, alimento para conversas durante a semana no trabalho e nos botequins.

A tradição se mantém aqui nesta 3ª Copa Verão Master.

Dirigido pelo técnico Salim, com quem tive oportunidade de lá jogar, o GR Martinica em 6 jogos obteve 5 vitórias e um empate.

Domingo passado, 18, contra o Flórida, no CC Marabá II, o duelo dos invictos tinha apenas duas expectativas:

A lideranaça da chave E em disputa, e quem quebraria a invencibilidade dos goleiros, já que tanto Baianino ou Nelinho não haviam sofrido gols?

Com um plantel que sobra dentro e fora de campo, coube ao centroavante Jair fazer o tento da vitória por 1 a 0. Baianinino se manteve zerado e o ataque chegou a 12 gols marcados.

O Martinica é o único invicto da competição e chega à semifinal com pompas de favorito para enfrentar o Jovens Garotos, às 9h35, no CC Guaciara.

Vamos prestigiar. É um prato cheio para quem gosta do futebol varzeano.

Moacir Bondezam, na foto com Figueiredo: uma vida dedicada ao GR Martinica.

Tá no regulamento?

Lance da partida entre Jovens Garotos e Gr Pq Pinheiros...

E a rodada decisiva, da 2ª fase da 3ª Copa Verão, no CC Guaciara, domingo, 18, foi marcada por discussões e queixas.

O regulamento correndo olhos e interpretações.


Havia uma dúvida na semana passada quanto ao critério de classificação, caso duas ou mais equipes terminassem a fase com o mesmo número de pontos ganhos.


Na segunda-feira liguei para o organizador Dondon e ele foi categórico ao afirmar que o desempate se daria através dos quesitos:


Número de vitórias. Gols pró. Gols contra.


E afirmou: somados os resultados obtidos nas duas fases.


Publiquei o conversado e pra minha surpresa, Dondon, na sexta-feira, dizendo que interpretara mal o regulamento, recuou e disse que os quesitos seriam contabilizados somente na atual fase e não no geral.


O ocorrido fez enorme diferença. Sabendo do resultado anterior onde o Jovens Garotos derrotou o Gr Pq Pinheiros por 1 a 0, gol de Fumão, a obrigação pesou.


O Unidos Trianon que precisava de uma vitória simples diante do Jd Roberto, agora, necessitava golear por seis gols.


Decepcionado, o presidente Jaimao falou em abandonar nosso futebol varzeano.

Faz isso não, meu irmão!


Em campo, Unidos do Trianon e Jd Roberto ficaram no empate de 3 a 3.


Diante dos resultados, a mudança não deu em nada. O Jovens Garotos ficou com a vaga ao somar 6pg. Mas, se o Trianon vencesse, ia dar pano pra manga.


Apesar do reconhecimento e pedido de desculpas, fica esperto Dondon!

Fumão, atacante, fez o gol que garantiu a classificaçao do Jovens Garotos.

Falando de nós...


A várzea, se organizada, é a mellhor escola de futebol do Brasil...

* No domingo, 1º de abril, começa a seletiva das equipes concorrentes às vagas para o Campeonato Municipal de Veteranos, acima de 35 anos. São 27 times inscritos.

* Em maio, as competições Veteranos 35 e Masters 50 terão início.

* E o federal baixinho marrento Romário declarou apoio ao ex-craque Ronaldo para assumir o comando da CBF, a partir de 2014.


* “Li que o Ronaldo tem interesse e já se sente preparado. É um dos grandes nomes para isso, pela seriedade, pela sua dedicação ao futebol e pela credibilidade que tem o nome dele", declarou Romário.


* Romário e Ronaldo são amigos, mas seguiram contrários na política do esporte. O Baixinho é ferrenho crítico de Ricardo Teixeira, enquanto Ronaldo se aliou ao ex-presidente.


* Alvo de inúmeras denúncias de corrupção, Ricardo Teixeira escolheu Ronaldo para ser membro do Comitê Organizador Local da Copa. O ex-atacante foi convocado para melhorar a imagem da organização.


* Ronaldo, em entrevista, fez um balanço positivo do mandato de 23 anos de Teixeira. "Faço uma avaliação positiva. Não sou advogado e falo só por mim, mas acredito que ele deu uma boa contribuição para o futebol brasileiro”


* Ô Gordão, não dá essa! Diga lá uma contribuição que o Teixeira deu? Uma entidade que soma lucros de mais de 200 milhões de reais por ano, pode fazer muito mais.


* Parece que vocês jogadores esqueceram-se de suas origens. Nunca vi vocês levantarem a bandeira do futebol amador, o varzeano, que é onde tudo começa.


* Ou vocês acham que filho de pobre tem dinheiro pra pagar escolinha de futebol?


* A várzea é a melhor opção para os moleques da periferia e precisa de investimento. E esse dinheiro todo que vocês cartolas usufruem tem a estampa da torcida brasileira.


* Enquanto haviam campos em profusão e os times varzeanos tinham condições de se manter, as equipes profissionais se beneficiavam, em muito, com as revelações aqui produzidas.


* Já dizia, Moscou: o egoísmo é o grande câncer da humanidade!


Ronaldo e Bebeto ladeiam Ricardo Teixeira. O futuro do nosso futebol está em jogo.