quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Eles estão envolvidos: "Negro é lindo"

Gabriel, Isabel e Galdino, é a família enaltecendo o evento

Além de reafirmar a data, 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, o GR Martinica cede o campo de futebol para, de uma forma inédita, acolher um show que deverá ficar marcado na história da região e desse valoroso time vazeano.


As atrações pra garotada começam a partir da 9 horas, com Piscina de Bolinhas e Pula Pula. Palhaços irão animar o dia, além de farta distribuição de lanches e refrigerantes.


Tendo a organização de Jorge Cipó, a festa conta com o apoio das empresas: Rei do Peixe, Arte Projeto, CCP Imóveis, RicaKar Auto Center, Constru Lar, Art Design, Bola Lanches, Confort Plus, Center Somane e Casa Morales.


No palco armado, o show musical com início às 14 horas terá apresentações dos Grupos: Kymuleque, 100 Problema, 4 Por Acaso, RATEIO, NSN, Mais Que Acaso, Poder de Pensar.


Presença garantida da bateria do Projeto União dos Bairros, e ainda as participações especiais do cantor Capri, Grupo Luance e Záfrica Brasil.


As famílias estão também envolvidas, o Galdino, dono de um dos melhores restaurantes de Taboão da Serra onde se apresenta o autêntico samba de raiz, comenta:


“É fundamental o conhecimento da história real. O afro descendente está presente no desenvolvimento cultural do Brasil. E, a abertura de um campo de futebol da várzea para abrigar um evento dessa proporção, deve ser prestigiado, com certeza”.


A entrada é grátis, mas se faz necessária oferta de 1quilo de alimento não perecível. O produto arrecadado será distribuído entre as pessoas carentes da região.

Grupo Luance toca corações

André Lemos, Du Oliveira, Pedro William e Alexandre Pezão formam o Grupo Luance, abrilhantando a festa da Consciência Negra, no Martinica.

Passaram-se nove anos desde que a rapaziada do eixo Campo Limpo Taboão começaram a afinar os acordes. O Luance colocou o pé na estrada e conquistou um público fiel, que o prestigia a cada apresentação.


Na casa de shows, Canto da Arte, no Campo Limpo, às quintas feiras, o espaço fica tomado pelos fãs. Muita ginga e energia nas composições, a agenda de apresentações está repleta.


Às sextas feiras, no Vila Bar, em Osasco. Aos sábados, no Capela Beer, em Pinheiros, e no Vila Brasil, no Sumaré.


No bar Capital da Vila, em Vila Madalena, aos domingos, a rapaziada se apresenta faz seis anos.


A formação atual do Luance traz: André Lemos (banjo e voz), Alexandre Pezão (pandeiro e vocal), Du Oliveira (Violão e vocal), Pedro William (tantan e vocal)


Com dois trabalhos produzidos - Nada é por acaso e Deixa tocar seu coração - o terceiro cd do Luance já é aguardado com entusiasmo.


100 Problema na área

Com o 100 Problema não tem tempo ruim. Eles estarão no Martinica animando a festa

Os encontros dessa rapaziada que compõem o grupo 100 Problema começou faz 9 anos, pra fazer um samba, no Tio’s Bar, em Campo Limpo.


Em meio à roda alguns foram se destacando e naturalmente o grupo foi tomando corpo. Convites pra animar festas de aniversários, o futebol domingueiro no Martinica, nos botecos do bairro, foram acontecendo.


- Dá pra cantar na minha quebrada? A resposta sempre foi só uma: 100 Problema.


O repertório é composto por músicas de Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Almir Guineto, Jorge Aragão, só bambas da música popular brasileira.


Líder do conjunto, Nicolau comenta: “Nunca tivemos ambição de seguir carreira profissional. Nós gostamos de cantar, mas não está descartada a idéia de gravarmos um cd, pelo menos pra marcar nossa história”.


Quanto a Dia da Consciência Negra, Nicolau observa: “A vitória do Barak Obama, no Estados Unidos, é muito importante. Aconteceu o que parecia impensável, e eu espero que o mundo mude a mentalidade. Ao menos acabando as guerras, já está bom”.


O 100 Problema tem em sua formação: Nicolau, Nelsinho, Celso, Coroné, Eduardo, Paulinho, Ball, Vinicius, Caike, Tinho e Marquinho.

Sempre a mil, aqui é Záfrica Brasil

Funk Buia e Gaspar (1º e 4º), do Záfrica Brasil, entre amigos na festa da Ponte Preta. Completam: Marco Ponte Preta, Jairo Periafricania e o poeta Sergio Vaz

Do Jd Leme para o mundo, hoje o rap do Záfrica Brasil tem turnês marcadas em torno de todo o planeta.


No futebol varzeano, Ponte Preta acima de tudo. Nóis é Ponte e atravessa qualquer rio...

Gaspar, Funk Buia e Dj Tano são os caras das rimas progressivas. Ficar atento às letras desfiadas em meio ao ritmo marcado é estar exposto ao choque inevitável.


A arte servindo o social. A luta em favor dos mais humildes. A clara consciência de quem tem o chicote à mão. E de que é preciso mudar a postura.


Zafrica Brasil, antigamente quilombo hoje periferia:


A lei da rua quem faz é você no proceder. Querer é poder, atitude é viver. Hoje centuplicarei o meu valor. Eliminando a dor que afeta o meu interior.

Querem nos destruir mas não vão conseguir. Se aumentam a dosagem iremos resistir. Evoluir e não se iludir com inimigo. Que transforma cidadão em bandido, perito em latrocínio...”

O RATEIO chega pra somar

Deéfe e Dede são integrantes do RATEIO

Idealizado por Manudekis e Mec Doideira, o RATEIO nasceu em 2005. Ritmo alternativo, entretenimento, informação, essa foi a sacada.

Organizados, compuseram o vocal da primeira formação: Mec Doideira, Pablo, Tico, Marcão do Santa Teresa e a Patty. Dois músicos chegaram juntos: Renan, no baixo, e Luciano, na guitarra.


A gravação de um vídeo clip foi sendo preparada e o grupo mostra nova formação. Vamu Fanká é uma homenagem ao funk, onde se destaca o entretenimento, a dança de rua, e os B.Boys, da casa do Hip Hop, em Diadema.


O trabalho ficou entre os selecionáveis do prêmio Hutus, 2007, e teve a participação de Nelson Triunfo, um dos pioneiros do Hip Hop no Brasil, além de Juliano,
Pablo,Tico, Deéfe e Dede e Manudekis.


Contato para shows: 011 - 7366-3460, com Douglas



Em nome deles, viva o Brasil guerreiro!

Um bate papo com amigos do dia a dia...

Vital e a amiga Márcia: acreditar e fazer acontecer


Vital Lira, 44 anos, nascido e criado no Campo Limpo, taxista, ele dá o recado:

“Se a eleição do Barack Obama não te emocionou, é porque há algo errado com você.

A eleição do primeiro presidente afro descendente à frente do poder da maior potência mundial, dentro de uma política conservadora, só aumenta a certeza que somos todos iguais, independente da cor de nossa pele.

A presença de negros na televisão, na música, nas artes, nos esportes, na política, é a real. O dia 20, Dia da Consciência Negra, instituído em 9 de janeiro de 2003, lei nº 10639, serve pra referendar nossa liberdade, nosso orgulho.

O bom senso nos diz que vale a pena lutarmos por igualdade.Todos temos potencial para tornar nossos sonhos realidade. Basta acreditar e fazer que aconteça.”

Pedro Damásio, o Pedrão, e a namorada Telma

Pedro Damásio Rosa, 60, morador na região do Jd Catanduva há 36 anos. É instrutor técnico de telecomunicações e tem 9 filhos: Oscar, Anselmo, Paula, Marcelo, Anderson, Patrícia, Camila, Fabio e Flavio.

Pedrão diz o que pensa:

“Onde eu trabalhava éramos 64 mestres, sendo que apenas 6 negros. Nunca senti o preconceito acentuado no exercício da minha profissão, embora, o velado, sim!

Historicamente falando, o homem negro é trabalhador. Deram a liberdade, mas não o meio de sobrevivência. Tiraram os grilhões, mas ainda ele ficou refém do senhorio.

O negro não tem de andar de cabeça baixa, se abater. Ele sabe da existência do racismo e deve correr atrás de oportunidades.

Para o negro tudo é mais difícil, mas não impossível. Deve ser respeitador, e todos o devem respeitar.

O dia 20 é para exaltarmos a consciência. Mas, por tudo que já vivi e aprendi, eu posso dizer: O Negro é lindo e o branco, também.”


Paulo Ferreira já foi rei nas boites de São Paulo

Paulo Ferreira de Souza nasceu em 1928 e conta 81 anos. Vindo de Itabuna, Bahia, chegou ao Campo Limpo em 1970.

Marceneiro por profissão, é casado com dona Nair Ferreira Sena, da mesma idade, e contam 5 filhos: Sonia, Paulo, Luiz, Suely e Conceição.


O Paulo fala um pouco da sua experiência:

“Graças a minha profissão venci a vida, não posso reclamar. Nunca fui parar numa delegacia e nem tive problemas com ninguém. Gostei do Santos, do Pelé, mas sou corinthiano.

Na minha época tomei conta de São Paulo, gostava de dançar e curtia a noite nas boites. Minha mulher é uma santa.

E o que me deixa muito feliz é a amizade que eu tenho com meus filhos.

Discriminado fui uma vez, no clube da minha cidade, quando me pediram pra sair do salão com minha mulher, antes da gente se casar.”

Antonia de Mattos, a madrinha do Jd Catanduva, e o neto Kauê

Antonia de Mattos França é nascida em 1935, no Morumbi, São Paulo. Reside no Jd Catanduva há 36 anos, onde é considerada madrinha do bairro. Viúva, de Valdir França, tem 5 filhos: Bronze, Zula, Fuminha, Valeria e Valquiria. Os netos somam 11.

Fã de Elza Soares, Martinho da Vila e Jorge Aragão, o samba e a cerveja são hábitos que dona Antonia, morena de olhos verdes, não deixa de curtir:

“Hoje tem baile de aniversário no clube dos funcionários do Hospital da Clinicas, e eu não vou perder. Sempre gostei de dançar, sempre fui muito espontânea.

Me casei com 28 anos de idade e o meu marido era ciumento. No ônibus, quando olhavam pra mim, ele já perguntava: Quem é, você conhece?

Foi um tempo bom. Estou feliz com que representa o dia 20. O povo negro sofreu muito e até hoje sofre discriminação.

Mas de mim só posso dizer que negros ou brancos, eu amo a todos. Todos me tratam bem.”


Frases:

Morota: Novos tempos estão chegando, o negro deve ter seu valor reconhecido...

Cristiane: O dia é de festa e de consciência também...

Botafogo faz festa: 3 a 1 no Jovens Garotos

Classificação garantida com show de bola no 2º tempo. É o Botafogo acontecendo...


A expectativa em torno desse jogo causou interesse. Ao Botafogo, somente a vitória interessa. Pro Jovens Garotos, o empate serve.


De olho na vaga do play off, os dois vêm de resultados negativos. O Bota, na derrota de 1 a 0 pro Ouro Preto. O Jovens Garotos, menos pior, o 0 a 0 com o Unidos Trianon.


Vontade foi algo que não faltou na partida. Afinal, é a 3ª e última rodada da 2ª fase do 8º Campeonato Municipal Masters 45.


Não querendo correr riscos, o Jovens Garotos assumiu o controle da pressão e esteve mais próximo do gol.


O centro avante Fumão, nada inspirado, pecou na hora das finalizações.


Os muitos reclamos por parte do colega de equipe Laudo, em nada contribuíram no acerto.


O perigo real veio da cobrança de falta. O meia Robson, como de costume, meteu sobre a barreira e o goleiro Brinquinho ainda desviou a trajetória da bola, antes dela se chocar com a trave.


Corria a 2ª etapa e o Fogão, aproveitando o nervosismo do adversário, passou a esquentar a frigideira.


O Jovens Garotos começou a ser fritado pelo centro avante Zé Marcos. A bola deu caldo na pequena área e ele mandou pra rede: 1 a 0.


O futebol do Botafogo cresceu. Também cresceu, em muito, a participação dos meias Cafu e Sandro.


O técnico Zé Carlos, a meu ver, mexeu de maneira confusa no time. E facilitou a derrocada.


Errônea a entrada do Zottis, na ala direita, daquela maneira. Entrar frio em gordura pelando, deu no que deu.


Roubada pela esquerda e Sandro invadiu a área como quis. Logo, mandou ver no canto esquerdo do goleiro Valter: 2 a 0.


O Jovens Garotos a essa altura arrancava os cabelos. A vaga estava por um fio e já não dependia só dele.


O Laudo invocado não se conformava. E na paralela, ele e o foguense Alex se estranharam. Precisou o aparte do juiz Dondon, em sua segunda atuação na rodada.


Terminada a fritura, em novo lance de ataque, Sandro serve Zé Marcos que, de biquinho, manda a bola dormir na malha da gaiola: 3 a 0.


O Jovens Garotos chegou a descontar em lampejo de Robson, acertando uma folha seca em cima de guapo Brinquinho: 3 a 1.


Enquanto o Botafogo do Pazini fazia a festa, nos momentos finais, o Jovens Garotos era desolação.


O alívio veio com a notícia do empate entre Ouro Preto e Unidos Trianon, em 1 a 1. Quem quer que ganhasse, o time estava fora. E deu coluna do meio. Ufa! Foi por um triz.


O Fogão se garantiu com 6 pontos ganhos. Bateu o Unidos Trianon em 4 a 2. Perdeu do Ouro Preto em 1 a 0. E, agora, o 3 a 1 no candidato ao bi.

E, no frigir dos ovos, o time do Pazini pode alavancar em direção ao título.


O Jovens Garotos permanece vivo com a soma de 4 pontos ganhos.

Fez 4 a 0 no Ouro Preto. Empatou em 0 a 0 com UnidosTrianon. E a derrota em 3 a 1 para o Botafogo, por sorte, provocou só abalo moral.


Equipes


Botafogo Pazini

Edu, Alex, Evaldo, osnir, Jorge, Tião, Kutum, Cafu, Zé Marco, Sandro, Ademir, Cido, Nilson, Cidico, Fumaça, Neguiça, Lori e Altivo
Comissão Técnica: Ricardnho e Kiko


Jovens Garotos

Valter, Guilherme, Xoxo, Valdecir, Jorge, Laudo, Robson, Nenca, Fumão, Sinandes, Cláudio, Chicão, Geraldo, Carlos, Magu, Carlão, Nonô, Zottis e Baianinho
Comissão Técnica: Zé Carlos, Zé e Nelsão


Arbitragem

Dondon, Deorival e João Batista


O campeão Jovens Garotos continua vivo na competição Masters

Destaques Botafogo e Jovens Garotos

Na imagem, o Brinquinho, cujo toque providencial desviou a trajetória da bola pro choque com a trave. Evitou o gol de Robson, do Jovens Garotos, em cobrança de falta...

O Bota estava na bota. Neca chegando com perigo...

O ala Alex querendo amaciar o jogo...

Que teve um Fumão, centro avante do Jovens Garotos, errando demais...

A ponto do Laudo soltar a bronca pra cima do técnico Zé Carlos:
"Se não quer jogar, sai fora"

Do outro lado, o técnico Ricardinho cobra empenho e deu uma dura no atacante...

"Ademir, te coloquei pra você chutar em gol. Não é pra ficar dando toquinho..."

O confronto seguiu nos moldes do chega pra lá entre Jorge e Claudio...

Por um momento parei pra ver o menino cuja voz chamava o vô. Eis o neto Henrique no colo da vó, a senhora Cecilia, esposa do volante foguense...

O Tiãozinho, rolando a bola, sob os olhares da família. Grande Tiãozinho!

Perdi o lance do 1º gol de Zé Marcos, mas no segundo consegui gravar. Sandro invadiu a área e deixou o goleiro Valter mal na foto...

Cafu, Zé Marcos e Sandro festejam o domínio foguense...

Sob os olhares da atenta dupla de zaga, Osnir e Evaldo...

O Sandro, no 2º tempo, aproveitou a queda física do Jovens Garotos, do amigo Xoxo...

Este é 3º gol do Botafogo. Zé Marcos recebeu de Sandro e deixou batido o goleiro Valter...

O Cafu acolhendo Zé Marcos e Sandro, um abraço pro Jovens Garotos...

Cuja torcida, o Boi, a direita, gritava pro jogador que acabara de entrar:
"Nonô vai fazer macarrão pra esposa. Vai lavar louça!"

Aqui, Laudo e Alex durante uma bravata verbal, interrompidos pelo árbitro Dondon...

O Robson recebe o cumprimento do Geraldo depois de deixar sua marca...

No estilo folha seca, Brinquinho ficou vendido no lance...

Que me perdoe o são paulino, o nosso futebol ganha beleza com a presença delas...

O técnico Zé Carlos, acredito, está com o poder estremecido nas mãos. Vai ter que trabalhar pra conseguir unir o grupo...

Na ala esquerda, o Jorge. O Botafogo tomou conta da partida...

Esse é o guerreiro Sinandes, joga jogando pro time...

Cafu e Laudo, o duelo de dois dos melhores jogadores da competição Master 45...

Cidico, Martinica de juventude e coração, defendendo as cores do Botafogo do Pazini...

O goleiro Valter ainda livrou o Jovens Garotos de mais um castigo...

Kiko e Ricardo, encabeçando o Botafogo Pazini. O técnico Ricardo gostou do Fogão:
"A gente não está com elenco completo. Temos jogadores machucados. Valeu pela determinação do time, isso valeu".

A boa vitória, neste momento, pode colocar o Botafogo aceso na reta de chegada...

Empate sem gols classifica o Guayanã

O Guayanã começou mal a competição, se recuperou e chega ao play-off

O Lusitano perdeu o foco e está fora

Na derradeira rodada de classificação para o play off das quartas de finais deste 8º Campeonato Municipal Masters 45, Lusitano e Guayanã não chegaram às redes e nem por isso o jogo foi monótono.


As chances de gols, devido marcação mais aplicada, foram poucas. Na 1ª etapa, os lusos tiveram a melhor delas nos pés do atacante Pedrinho.


O cruzamento encobriu o goleiro Clá e sobrou limpa para Pedrinho, livre, de frente pro gol.

Na tentativa de bater de primeira ele pegou mal na bola e o desvio teve ainda o complemento de Gersinho, por cima do travessão.


Depois, numa investida do quarto beque Pereira, pela esquerda, o tiro saiu forte e cruzado, mas para fora.


O Guayanã, a quem o empate favorecia, esteve precavido. Paulinho e Jânio, no meio campo, não produziram o habitual.


No intervalo da partida, Gersinho, ex Santos FC, comentou:


Eles estão marcando bem, mas nosso time está tocando a bola e tentando chegar. O gol está maduro, estamos melhores em campo, e acredito que no 2º tempo o time volte com a mesma determinação e consiga a vitória”.


Por sua vez, Claudemir, da comissão técnica do Guayanã, dizia:

“Está embaçado, o meio de campo não está aproximando, e estão deixando os caras jogar. É preciso atenção no Gersinho, pois ele é um cara ligeiro. Vamos mexer pra ver se o time reage”.


Mas o panorama da 2ª etapa pouco mudou. O Guayanã, com a entrada de Todinha, esteve mais perto de abrir o placar.

De outro lado, Gersinho, que podia fazer a diferença, sofreu pra se manter em pé.


O árbitro Dondon encerrou o 0 a 0 e o zagueiro Ari, do Guayanã, comentou:

“O nosso time não acertou lá na frente e isso sobrecarregou bem a defesa. Mas por força do regulamento o empate nos serve e estamos na próxima fase, isso é o que vale.”


O goleiro luso Mioshe, analisou:

“Você vê, ganhamos o primeiro jogo. No segundo vacilamos, e hoje esse jogo difícil. Tivemos chance de matar a partida, mas infelizmente não conseguimos fazer o gol. Mas futebol é assim mesmo. Fica para o ano que vem.”


O Guayanã com 5 pontos ganhos garantiu a classificação com os seguintes resultados: 0 x 0 Parados, 2 x 0 Primor, 0 x 0 Lusitano

O Lusitano se despede depois de vencer o Primor em 1 a 0. Cair frente ao Parados em 5 a 2, e, nesta, o melancólico 0 a 0 com Guayanã.


Equipes


Guayanã

Clá, Ari, Clóvis, Juli, Jorjão, Ronaldo, Paulinho, Jânio, Tadeu, Dinei, Naca, Carlão, Salgadinho, Todinha, João Batista e Batata.
Comissão Técnica – Gildo e Claudemir


Lusitano

Mioshi, Zequinha, Lorival, Pereira, Lela, Moacir, Azulão, Piorra, Tuta, Gersinho, Pedrinho, Robertinho, João, Carlos, Lula, Hugo, Gazola e Chicão.
Comissão Técnica: Baianinho e Dagoberto


Arbitragem

Dondon, João Batista e Deorival

O Lusitano começou bem a fase, derrapou e acena até breve...

Destaques Lusitano e Guayanã

A presença da torcida feminina sempre cria um clima mais festivo na beira de campo...

Companheiras de todas as horas, as musas de nossa várzea se divertem...

Na história do jogo, o zagueiro Ari, do Guayanã, exerceu marcação implacável em Gersinho, do Lusitano...

Que teve o gol aberto, com Pedrinho e Gersinho deixando a chance escapar por cima do travessão...

O luso Pereira, da esquerda, solta o chute cruzado e a rendonda não assusta o goleiro Clá...

Robertinho, do banco de reservas, se mantém cabreiro com as oportunidades desperdiçadas...

O Pereira combate, gesticula, e o tempo foi passando...

Na disputa palmo a palmo e na bola dividida entre Salgadinho e Lula...

Todinha entrou no 2º tempo e levou o Guayanã ao ataque...

Teve próximo de marcar, mas não conseguiu vencer o goleiro Mioshe...

Gersinho continuou insistindo e o lance aqui deu a impressão de pênalti...

Claudemir, dirigente do Guayanã, já tinha avisado: "O baixinho é esperto..."

Desejou, mas o volante Paulinho não conseguiu espaço para acender suas bombas...

Do outro lado, Gersinho se vira nos trinta e nada consegue...

Aí o Moacir e o Cenoura em mais uma caça a bola...

O lusitano técnico Baianinho usou todas as forças que tinha e ficou melancólico...

Quando o árbitro Dondon sinaliza o que resta de partida...

Gersinho não furou o bloqueio e leva pra casa as marcas da domingueira...

Feliz em ter contido o atacante Gersinho, o zagueiro Ari, ao lado do centro avante Dinei, deu vivas pela classificação do Guayanã...